Asphyxia


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Descrição:

Asphyxia descreve visualmente a história de um rapaz que, durante uma rotina comum de tomar banho, estava a pensar sobre a sua vida e acidentalmente chegou a uma crise existencial profunda. Deveria ele continuar a viver?


O jogo é simples:


  • Para ganhar, e assim o rapaz viver, basta deixar passar as bolhas.
  • Para perder, e assim o rapaz morrer, basta rebentar as bolhas com o cursor do rato.

Asphyxia foi, definitivamente, o trabalho mais pessoal que alguma vez fiz.
Desde a época do Vento que eu senti a vontade de voltar atrás e fazer um videojogo com personagens novamente. No entanto, percebi que a beleza do Vento residia precisamente no facto de não haver personagens. Então perguntei-me a mim mesmo: Porque não colocar um personagem que não possa ser controlado, mas que o jogador possa, de qualquer forma, decidir o seu destino? Nascia assim: Asphyxia.
O nome original do jogo era “Banho”. A minha primeira ideia foi sobre um rapaz que, devido aos seus problemas no dia-a-dia, podia “desvanecer” do mundo, caso o jogador assim o decidisse. Basta deslizar pela banheira até a sua cara estar coberta de água. Acabei por alterar o nome para Asphyxia, pois a morte por afogamento é causada pela asfixia que a água provoca. Ao colocar o rapaz na banheira tive a ideia de me personificar nele. Então quando o rapaz está mesmo perto da morte é revelado a sua cara, sendo ela a minha (se bem que um tanto desfocada).


Pode parecer um tanto masoquista, mas a verdade é que achei interessante ver aquilo acontecer-"me".

Lembro-me que quando tinha por volta dos 6-7 anos, estava a brincar na banheira com os bonecos. Por alguma razão decidi colocar a cabeça debaixo da água na brincadeira, mas a coisa descontrolou-se e eu não conseguia subir. Estava a afogar-me numa simples banheira. Por sorte o meu pai passou no corredor, viu-me e agarrou-me a tempo.
A água é uma das razões pelas quais vivemos, mas também pode ser mortal. Asphyxia tem exactamente esses dois lados: a vida e a morte.
Ao contrário dos outros jogos, em Asphyxia é fácil ganhar e díficil perder. Isto porque morrer não é suposto ser fácil. E, de acordo com a norma tradicional nos videojogos, morrer é perder.
Dizem que quando estamos perto da morte vemos a nossa vida passar diante de nós. E é isso que acontece em Asphyxia, quando aparecem vários flashes brancos. É o personagem a relembrar todos os momentos na sua vida na escuridão da sua mente.
Assim que o personagem morre, uma passagem de várias frases em latim é-nos apresentada. Essas frases são a fórmula tradicional para o exorcismo e a bênção da água benta.
Se o jogador decidir deixar o personagem viver, é apresentada uma imagem com a frase “One more day, alive I stay” (E durante mais um dia continuo vivo). A imagem em si tem referências à vida do personagem, como por exemplo as duas mãos que estão abraçadas entre si.

Em termos comparativos, o Asphyxia e o Vento seguem a mesma fórmula mas são completamente opostos. Um é alegre, calmo, relaxante. O outro é triste, macabro e os sons atiçam os nervos de quem os ouve.